ESTAÇÃO AMARAIS - SOLUÇÃO OU PROBLEMA
- Sérgio Moraes
- 12 de ago. de 2009
- 4 min de leitura

A segunda Estação de Transferência de Campinas, a Amarais, foi entregue à cidade no dia 12 de agosto de 2009, pelo prefeito municipal, Hélio de Oliveira Santos, e pelo ex-secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, e Consórcio Urbcamp (composto pelas empresas VB Transportes e Turismo e Coletivos Padova Ltda), que respondeu pelos recursos para a implantação da obra.
A Estação Amarais se localiza no canteiro central da Rua Sylvia da Silva Braga (popularmente conhecida por Estrada dos Amarais), próximo ao entroncamento com a Rodovia D. Pedro I e integra o Corredor Amarais.
A infraestrutura desta Estação conta com 1,3 mil m² de área pavimentada; projeto de paisagismo de 2 mil m²; iluminação adequada aos padrões de segurança (devido a sua proximidade com o Aeroclube); além de lombadas no entorno para ampliar a segurança.
Os 40 mil usuários/dia da Amarais também são beneficiados com a infraestrutura característica de toda Estação de Transferência: piso podotátil e elevado para facilitar o embarque e desembarque em nível, rampas, lombofaixas, informações em braile e mapa dos arredores, além de iluminação e sinalização reforçadas.
Para o usuário do transporte público, a Estação não representa mais economia e agilidade no transporte, já que os usuários que pagam a tarifa em dinheiro paga o dobro ou seja R$5,20 e aos que utilizam o Bilhete Único por exemplo embarcam na linha 3,13 saida do CDHU e são obrigados a descer na Estação e embarcar na linha 3,16 com ônibus lotado e perder a comodidade que tinham antes quando não tinham a necessidade de desembarque.Para aqueles com o Bilhete Único que necessitam realmente embarcar em outra linha pela obrigatoriedade do local onde pretender chegar,antes podia descer em qualquer ponto e embarcar na nova linha e hoje descem na estação a um custo de 1,4 milhão que foi o custo desta estação.
Durante o evento, o secretário de Transportes, lembrou que a Estação é uma "intervenção comandada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), por meio do processo licitatório de concessão do transporte público, em parceria com as empresas concessionárias e as organizações sociais da região do Amarais".
Confira as linhas que atendem a Estação Amarais:
- Linhas que fazem a ligação bairro-bairro com passagem pela Estação:
- 2.66 - Term. Pe. Anchieta / Hospital de Clínicas (frota com três veículos e intervalos de 40 minutos).
- 2.69/3.14 - Term. Pe. Anchieta / Term. Barão Geraldo (frota com oito veículos e intervalos de oito minutos).
- 3.19 - San Martin / Term. Barão Geraldo (frota com cinco veículos e intervalos de 12 minutos). Opera somente nos horários de pico da manhã e tarde.
- Linhas Alimentadoras (circulam do bairro até a Estação):
- 3.10 - Vila Olímpia/Estação Amarais (frota com três veículos e intervalos de 15 minutos.
- 3.12 - Vila Esperança/Estação Amarais (frota com dois veículos e intervalos de 15 minutos). O itinerário inclui o Jardim Campineiro.
- Linhas Troncos (aquelas que ligam a Estação até o Centro):
- 3.16 - Pq. Cidade Campinas/ Circ. Rótula (frota com 12 veículos articulados e intervalos de 7 minutos).
- 3.13 - CDHU/ Estação Amarais (frota com seis veículos e intervalos de 15 minutos). Somente nos horários de pico chega até o Centro.
- 3.17 - Jd. São José/Jd. São Marcos (frota com 13 veículos e intervalos de 11 minutos).
- 3.11- Jd. Santa Mônica/Rodoviária (frota com cinco veículos e intervalos de 15 minutos). Nova linha e atende o Castelo.
- 3.81 - Shopping D. Pedro/Shopping Iguatemi (frota com 13 veículos e intervalos de 10 minutos).
Em resumo gastou-se 1,4 milhão de forma desnecessária ou poderia ter sido utilizada construindo um Mini Terminal nos moldes de Barão Geraldo,Ouro Verde,Campo Grande,Vila União,que sempre foi o desejo da população desta região.
Não se pode beneficiar as empresas de transporte e prejudicar a população,assim como acontece obrigando a população a desembolsar R$10,40 para ir e voltar ate o centro de campinas.
Até quando isso vai continuar ,será que não merecemos ter o direito de escolher pagar a dinheiro ou no Bilhete Único .Onde esta o cumprimento do slogan da prefeitura de primeiro os que mais precisam ,ou é propaganda enganosa.Será que em um ano,não foi possível para corrigir este erro grosseiro de serviço publico.
Será que vamos ficar de braços cruzados,exigir o cumprimento dos nossos direitos,ou deixar os que mais podem desrespeitar os direitos dos que mais precisam.
Queremos que a linha 3,13 volte ao seu itinerário normal e que a Estação se transforme em Mini Terminal,vamos todos bradar essa reivindicação e exigir o direito de escolha.
Se já nos reunimos com a EMDEC,reclamos na PREFEITURA e CAMARA DE VEREADORES e ninguém fez nada para defender nossos direitos,agora vamos então pedir a ajuda da imprensa e do MINISTERIO PUBLICO se for necessário.
Se cada um mudar,tudo a sua volta muda,então vamos de mãos dadas construir um local melhor para vivermos e criarmos nossos filhos.Isso é lutar por justiça ,pelos nossos direitos.
Nossa luta , não irá cessar, e com certeza em breve seremos vitoriosos e levaremos essa conquista para nossa população.
Kommentare